quinta-feira, 18 de novembro de 2010
George Nakashima
Conoid bench, George Nakashima, 1966. American black walnut and hickory with East Indian rosewood butterfly. (Photo courtesy Dylan Vitone / Carnegie Mellon Design)
Cadeira Mira
George e Mira Nakashima
Ontem conheci o trabalho de George Nakashima e fiquei maravilhada com sua sensibilidade e amor a madeira. Um mestre que viu nas árvores a possibilidade de ir além de peças de mobiliário mas também fazer delas um símbolo de paz mundial. Distribuindo 5 mesas ao redor do mundo em pontos estratégicos conforme explica sua fundação http://www.nakashimafoundation.org/
Depois de sua morte em 1990 é sua filha Mira quem continua o legado. É possível visitar o ateliê que fica no condado de Bucks na Pensilvânia (EUA), ou através do site http://www.nakashimawoodworker.com/.
Um das características marcantes de seu trabalho são as juntas borboleta e bordas inacabadas. E uma das peças mais famosas é a cadeira de três pernas que na época havia projetado para sua filha pequena, Mira.
Nakashima considerava que fazer móveis em madeira era uma maneira de permitir a árvore de viver novamente.
E ainda acreditava que as árvores, com raízes na terra e alcançando o céu, lembra-nos que devemos viver em harmonia uns com os outros e o mundo natural.
Vale muito a pena conhecer! aqui a bibliografia disponível: http://www.amazon.com/George-Nakashima-Modernist-Moment-Katsiff/dp/187963614X
Nenhum comentário:
Postar um comentário